A partir do pressuposto de que a relação homem/meio é paradoxal, simultaneamente totalizante e fragmentada, pautada pela incerteza e aprendizagem de padrões e ordens já configurados no meio, o Seminário Brasileiro Educação e Saberes da Tradição problematizará duas estratégias distintas e complementares de produção de conhecimento: a Ciência e os saberes da tradição.
O evento tem como objetivos:
- Expor e discutir sobre os saberes da tradição com o intuito de conservar as antigas sabedorias das populações que sustentam a vida no planeta.
- Problematizar a universalidade e a diversidade dos conhecimentos humanos em sua pluralidade epistêmica.
- Promover o diálogo entre os saberes científicos e os saberes da tradição nas escolas e universidades.
- Ampliar as reflexões teóricas sobre Educação e Saberes da Tradição, por meio da produção científica do Grecom e do GPSEM, nos últimos 25 anos (2000-2024).
- Celebrar a parceria de trabalho desenvolvida entre a UFPA e a UFRN, por meio do Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática (GPSEM) e do Grupo de Estudos da Complexidade (Grecom).
O período para inscrição dos participantes vai de 13 de janeiro a 30 de março de 2025. As vagas são limitadas a 80 lugares devido à capacidade de assentos do auditório do Palacete Pinho. Assim sendo, encerraremos as inscrições tão logo as vagas sejam preenchidas, o que poderá acontecer antes do prazo previsto.
A taxa de inscrição individual é R$ 100,00 com direito a um livro intitulado Educação e Saberes da Tradição, de autoria de Carlos Aldemir Farias e Maria da Conceição de Almeida, publicado pela Editora Livraria da Física em 2025. A entrega do livro será feita apenas para os participantes devidamente inscritos e o lançamento ocorrerá no dia 4 de abril, com um coquetel, conforme consta no programa, a seguir.
O participante receberá ainda uma sacola exclusiva do evento e um certificado com carga horária de 20 horas de atividades presenciais.