O Open Data Day (ODD) – como é chamado em inglês – foi celebrado no mundo todo este ano na primeira semana de março. Mas, como no Brasil tivemos o Carnaval, vamos comemorar o #ODD2025 ao longo de todo o mês de março.
Mundialmente, a campanha é coordenada pela Open Knowledge Foundation (OKF), e tem como objetivo celebrar, promover e fomentar debates sobre a abertura e o uso de dados governamentais em diferentes esferas da sociedade. Isso é feito a partir da colaboração de comunidades locais, que organizam eventos no mesmo período, em várias cidades no mundo todo, que abordam desafios sociais e promovem a utilização de dados abertos como ferramenta de transformação.
Na quinta-feira, acontece o #ODD2025 em Florianópolis (SC), com muita discussão sobre resiliência climática e desastres ambientais. Na sexta, é a vez de Belém (PA) falar sobre dados abertos conectando com a #COP30. E, no sábado, Salvador (BA) e São Paulo (SP) recebem os últimos eventos em celebração à data do nosso calendário de Open Data Day 2025.
O ODD Belém 2025: Dados Abertos para a COP30 é um evento interdisciplinar que busca promover o debate e a prática sobre dados abertos no contexto da sustentabilidade e das mudanças climáticas. A iniciativa está alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e visa preparar a comunidade acadêmica para a COP30, incentivando a transparência e o uso estratégico de dados.